Universidade do Estado de Mato Grosso

ALAIC em Montevidéu

Trabalho sobre a feira de Alto Araguaia abre 2º dia do GT de comunicação no Uruguai

Por Glória Chapini

As particularidades da feira, sua história e as práticas comunicativas suscitadas no ambiente da feira. Esse foi o tema central da apresentação do artigo intitulado “Estudando Folkmarketing na Feira Livre de Alto Araguaia, Mato Grosso: uma reflexão sobre os agentes-comunicadores e seus processos comunicativos” apresentado pelo professor Me. Lawrenberg Advíncula da Silva e o acadêmico Marcos Cardial de Souza no XI Congresso da Associação Latinoamericana de Investigadores de Comunicação (ALAIC) em Montevidéu, no Uruguai.

O trabalho foi apresentado na tarde desta quinta-feira (10.05) na Universidade de Ciências Sociais, no centro de Montevidéu. O trabalho pioneiro do professor e do acadêmico abriu o GT1 voltado para discussões em Comunicação Intercultural e Folkmarketing. A mesa de discussões foi coordenada pela professora Betânia Maciel, doutora em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e que atualmente coordena o curso de mestrado da Universidade Rural de Pernambuco. Além de discutir as práticas comunicacionais adotadas pelos feirantes, o trabalho trouxe no seu bojo uma série de fotografias produzidas pelo acadêmico retratando o ambiente da feira.

As pontuações feitas pelo professor e acadêmico, que sistematizaram a apresentação em duas etapas (a história da feira municipal e o uso das técnicas de folkmarketing pelos feirantes), foram elogiadas pelos professores Karina Woitowicz, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); María Isabel Amphilo, da UMESP, entre outros professores. No mesmo GT foram apresentados outros seis trabalhos voltados à temática.

Além de uma discussão no âmbito da pesquisa em folkcomunicação, o trabalho tem por objetivo divulgar o município de Alto Araguaia em congressos internacionais de comunicação. Em 2010, o professor e o acadêmico já haviam produzido trabalho semelhante, este apresentado no XII Congresso Iberoamericano de Comunicação (IBERCOM) na Universidade Privada de Santa Cruz de La Sierra.

A participação em eventos internacionais como o ALAIC difunde a marca Unemat para faculdades da área de Comunicação de diversos países da América Latina e Europa. Também proporciona a valorização internacional da Unemat enquanto instituição formadora de conhecimento e de desenvolvimento de pesquisa e de incentivo à iniciação científica entre seus acadêmicos. Outro ponto pertinente junto a esses encontros é a consolidação de parcerias com pesquisadores e instituições nacionais e internacionais, além da aquisição do incentivo à iniciação científica dos acadêmicos. . “Nosso objetivo é o fortalecimento da pesquisa em Folkcomunicação da cidade de Alto Araguaia no âmbito da rede nacional de pesquisa científica”, ressaltou Lawrenberg.

O professor também enalteceu a importância do evento. “É um evento que vem para pontuar a importância da pesquisa como forma de consolidação da imagem institucional da Unemat e do curso de jornalismo de Alto Araguaia para faculdades da área de Comunicação de diversos países da América Latina, América do Norte e Europa. Posso dizer que iniciativas como essas não representam um ganho somente para mim e para o acadêmico Marcos Cardial quanto militantes da rede Folkcom, mas para toda a Unemat quanto incentivadora do conhecimento”, disse o professor.

A professora Betânia Maciel elogiou a iniciativa do professor e do acadêmico ao reforçar a liderança que se inicia no campo da folkcomunicação no estado de Mato Grosso. “São lideranças que se desenvolvem. Isso é bom identificar, porque o envolvimento da região Centro-Oeste cresce a cada ano e tem sido fundamental para as pesquisas”.

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