Universidade do Estado de Mato Grosso

8º Selcomp encerra com balanço positivo

Por Glória Chapini

A presença de acadêmicos e professores marcou a 8º Selcomp (Semana de Licenciatura em Computação) que muito contribuiu para o aprendizado de todos que participaram. O evento que se encerrou na noite de ontem (11/05), ofereceu aos acadêmicos durante toda a semana cinco palestras e seis minicursos ofertados por professores renomados de dentro e fora da instituição.

A palestra de encerramento foi ministrada pelo Prof. Dr. Gleber Nelson Marques, docente na Unemat campus de Alto Araguaia que abordou o tema: “Prospecção Tecnológica e CAD” que busca incorporar informação ao processo de gestão tecnológica, pois, trata-se de examinar o futuro a longo prazo, da ciência, tecnologia, economia e sociedade para identificar áreas de pesquisa estratégicas e tecnológicas para gerar benefícios econômicos e sociais. E CAD (Desenho Auxiliado por Computador) são os softwares utilizados para facilitar projetos e desenhos técnicos como eletroeletrônicos, automobilísticos e etc.

Os acadêmicos Darley Domingos e André Flederico do 8º semestre de Computação também apresentaram aos demais, o trabalho de conclusão de curso que estão desenvolvendo junto com o professor orientador e coordenador de pesquisa Dr. Gleber Marques. É um projeto vinculado aos projetos de pesquisa da Lexve (Laboratório para Experimentos Virtuais em Engenharias) do grupo Lamscad (Laboratório de Modelagem e Simulação Computacional de Alto Desempenho). O trabalho consiste no desenvolvimento de três módulos de Software, sendo que o primeiro foi criado pelo aluno Lucas Sperotto que está cursando mestrado no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e os outros dois módulos de interfaces gráficas será desenvolvido pelos acadêmicos Darley e André.

O Coordenador do curso de Computação pró-têmpore, agradece a todos que participaram do evento, acadêmicos, professores, palestrantes e a organização que não mediu esforços para realizar a 8º Selcomp e ainda ressalta: “O evento de modo geral foi muito produtivo, pois, ofereceu aos acadêmicos a oportunidade de conhecer conteúdos que não teriam acesso durante o curso, enriquecendo a visão diária”, afirma Gleber. 

 

Deixe uma resposta