Universidade do Estado de Mato Grosso

PCCS

Projetos da Unemat são aprovados pela Assembléia Legislativa

Aprovados pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, em sessão realizada na noite desta quarta-feira (18.06), os Projetos de Lei com os novos textos dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos técnicos e professores da Unemat e a proposta que altera a Lei Complementar 30/93, de criação da Universidade. As mensagens do Executivo (39/08, 40/08 e 41/08) foram encaminhadas na tarde de ontem (17.06) ao Legislativo, e tramitaram em caráter de urgência-urgentíssima.

Na sessão matutina desta quarta-feira (18.06) os deputados estaduais aprovaram os requerimentos para votar em regime de urgência os três Projetos de Lei e constitui-se uma comissão especial para análise da matéria, tendo como presidente o deputado João Malheiros. A primeira reunião iniciou-se, às 17h00 e a apreciação foi concluída às 20h00.

As mensagens:

Mensagem 39/08- Altera e revoga dispositivos da Lei Complementar nº 30/93 e adota outras providências (Unemat). As alterações na Lei 30 definem, entre outros aspectos, uma nova forma de financiamento da Universidade. Além do índice de 4,2% sobre a arrecadação de impostos estaduais como ICMS, IPVA e ITCD, inclui repasses de 1,2% oriundos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Imposto de Produtos Industrializados (IPI). O novo texto estabelece, também, o que é a fundação, suas finalidades, princípios e traz a inclusão do Conselho Curador e do Congresso Universitário como instâncias máximas de decisão na Instituição. As alterações na lei complementar 30/93 foram feitas com o objetivo de sua adequação e modernização.

Mensagem 40/08- Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Profissionais Técnicos da Educação Superior e dá outras providências. O novo plano de carreira possibilitará reajustes das perdas salariais para as carreiras de apoio, agentes e técnicos, além de um maior incentivo à qualificação profissional destes trabalhadores.

Mensagem 41/08- Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Docentes da Unemat e dá outras providências. Para os professores mestres e doutores será ofertada a oportunidade de optar pelo regime de trabalho em Dedicação Exclusiva (DE), oferecendo assim mais tempo para que eles se dediquem às atividades de pesquisa e extensão, dando maior mobilidade tanto no regime de trabalho quanto nas classes da carreira.

As propostas de alteração nas três leis foram construídas em conjunto entre gestores da Unemat, sindicatos, docentes e técnicos, secretarias de Estado e membros do Legislativo, ao longo de mais de dez meses de estudos e negociação.

Deixe uma resposta