Universidade do Estado de Mato Grosso

RECONHECIMENTO DE CURSO


Campus recebeu visita de Comissão Verificadora do curso de Letras

 

O Campus Universitário de Alto Araguaia recebeu entre os dias 21 e 24 de outubro a visita in loco da Comissão Verificadora para fins de renovação de reconhecimento do curso de Licenciatura em Letras. A comissão foi designada por portaria da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – Secitec para  proceder visita e emitir relatório a partir dos instrumentos de avaliação de cursos superiores do Conselho Estadual de Educação – CEE/MT.


No decorrer da visita a comissão se reuniu com a Diretora Político-Pedagógica e Financeira do Campus – Profa. Cássia Regina Tomanin e também a Coordenadora do Curso de Letras Profa. Gislaine Aparecida de Carvalho onde se inteirou do funcionamento do campus e do curso objeto da verificação. Também foram realizadas reuniões específicas com os técnicos vinculados ao curso, com os professores do campo de estágio, com os acadêmicos e com o corpo docente do curso.


A Comissão Verificadora fez muitos elogios ao curso, principalmente quanto a produção acadêmica e o perfil do corpo docente, muito qualificado; também consideraram o campus potencialmente capaz de atender ao curso necessitando de algumas melhorias e infraestrutura. Observações acerca da matriz curricular também foram pontuadas e deverão constar do relatório final.


O curso de Licenciatura em Letras encontra-se devidamente reconhecido pelo CEE/MT e o pleito atual é pela Renovação de Reconhecimento nos moldes da Resolução Normativa Nº311/2008 – CEE/MT, sendo que a partir das normas complementares publicadas pelo CEE este ano os cursos que obtiverem nota igual ou superior a 3 (três) no ENADE ficarão dispensados da visita in loco. Por isso o curso de Letras deverá envidar esforços para melhoria do índice nas próximas avaliações.


O processo segue agora da Secitec para o CEE/MT onde receberá a designação de um conselheiro relator. O relator terá o prazo de 2 (duas) reuniões ordinárias da Câmara de Educação Profissional e Superior – CEPS para fazer seu relato, portanto o resultado da renovação de reconhecimento deve ser conhecido ainda em 2014.


Miguel Rodrigues Netto – ASSICOM/AIA