Universidade do Estado de Mato Grosso

REVISTA CIENTÍFICA

Revista Comunicação, Cultura e Sociedade abre chamada de trabalhos para sua IV edição

 

A Revista Científica Comunicação Cultura e Sociedade – RCCS comunica aos interessados que estão abertas as submissões de trabalhos para sua IV edição. A revista tem como coordenador o Prof. Lawrenberg Advíncula da Silva e sua equipe é composta pelos professores Miguel Rodrigues Netto, Iuri Barbosa Gomes e Rafael Rodrigues Lourenço Marques.

O projeto de extensão que comporta a revista está devidamente institucionalizado pela UNEMAT e a proposta está vinculada ao curso de Comunicação Social do Campus Universitário de Alto Araguaia.

A IV Edição da Revista Comunicação, Cultura e Sociedade trará como tema do dossiê central Mídia, Movimentos Sociais, Espaço Urbano e Cidadania. A ideia desta edição é abrir um diálogo com pesquisadores das mais diversas matrizes teóricas e que lançam olhares contemporâneos acerca das relações que a mídia estabelece nas esferas de movimentos sociais, espaço urbano e cidadania.

Os estudos da mídia na perspectiva dos movimentos sociais visam abrir um diálogo com pesquisadores do campo comunicacional, bem como de áreas afins como sociologia, ciência política e política social na perspectiva de uma teoria da ação social, que consiste em entender a dinâmica dos movimentos tradicionais como partidos e sindicatos, mas também novos ativismos sociais, como os decorrentes das recentes manifestações de junho de 2013.

As discussões decorrentes de uma nova ordem de ocupação e democratização do espaço urbano também fazem parte do enfoque da atual edição, bem como reflexões acerca do processo de construção da cidadania em tempos de desigualdades, identidades plurifacetadas e múltiplas percepções sobre o mundo, a sociedade e a comunicação.

Estaremos a espera de artigos de desenvolvimento teórico, resenhas e entrevistas que contribuam para uma reflexão multidisciplinar acerca das temáticas ora estabelecidas para esta edição. Os trabalhos deverão ser enviados para a revista até 05/12/2014, sendo que serão admitidos para publicação o máximo de 11 propostas, conforme as normas de publicação da revista, não havendo obrigatoriedade com a seleção do número máximo estabelecido pela revista.

Miguel Rodrigues Netto – ASSICOM/AIA