Universidade do Estado de Mato Grosso

SUPERANDO AS ESPECTATIVAS

XV Semana de Letras de Alto Araguaia lançou olhares sobre a temática Letras e Ensino

 

XV Semana de Letras realizada entre os dias 29 e 31 de outubro se organizou em torno de dois eixos: as pesquisas que se desenvolvem no Campus de Alto Araguaia nas áreas de Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Literatura e a relação do Curso com o Ensino e com a Educação. Por isso o tema gerador do evento é LETRAS E ENSINO. A proposta da XV Semana de Letras foi oferecer uma visão mais ampla do Curso de Letras, bem como colocar em discussão algumas questões relativas às práticas de linguagem no âmbito das escolas, no contexto atual.

O evento oferecereu atividades diurnas, com oficinas, comunicações, minicursos e mostra de trabalhos didáticos, e noturnas, com mesas de debates e conferências. A diversidade das atividades procurou atender a demanda multifacetada da comunidade acadêmica e da comunidade externa, sempre em busca de informações e de novas atualizações. Todo o evento recebeu o apoio do PIBID Interdisciplinar de Alto Araguaia.

Ao final da XV Semana de Letras, o balanço foi que os participantes foram contemplados com discussões críticas que os ajudaram a refletir com mais maturidade sobre as trajetórias possíveis para o Curso de Licenciatura em Letras e sobre as questões que perpassam o Ensino, em seu lugar mais sensível: as salas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Como destaques da Semana podemos citar dentre outras atividades as oficinas de Estratégias de Leitura de Textos tanto em Língua Portuguesa com as professoras Marineide Moraes e Naide Silva Carvalho quanto em Língua Inglesa com as professoras Maria Carmem Dutra e Mirian Gomes Farias; também a oficina sobre Formatação de trabalhos acadêmicos com a bibliotecária Fabiana Souza de Andrade foi muito concorrida. Nas conferências o tema “A semântica e o ensino da língua portuguesa sob óticas da alfabetização fônica e audiovisual” proferida pelo professor Milton Chicalé Corrêa e a Mesa de debates “A constituição dos sujeitos, do sentido e da escrita” com os professores Paulo Cesar Tafarelo e Albano Dalla Pria foi um dos destaques.

Os minicursos “Professor reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito, segundo Pimenta e Ghedin”, “Abordagens dos processos de ensino e de aprendizagem”, “O que significa ser um bom tradutor de texto na atualidade?” e “Leitura instrumental de tradução de artigos em inglês”, ministrados respectivamente pelos professores Milton Chicalé Correa, Osmar Quim, Elaine Aguiar Figueiredo e Gilmar Martins de Freitas também foram pontos de sucesso do evento.

A expectativa fica agora para a próxima Semana de Letras. O que virá pela frente na XVI? É aguardar e conferir!

 

Miguel Rodrigues Netto – ASSICOM/AIA (com colaboração da professora Shirlene Rohr de Souza)