Universidade do Estado de Mato Grosso

Governo Federal cria ProExt

Governo institui programa de apoio a projetos de extensão universitária  

O Decreto nº. 6.495, de 30 de junho, institui o Programa de Extensão Universitária (ProExt), no âmbito do Ministério da Educação (MEC), destinado a apoiar instituições públicas de educação superior no desenvolvimento de projetos de extensão universitária, com vistas a ampliar sua interação com a sociedade. Com o novo texto, o MEC prestará assistência financeira a programas e projetos desenvolvidos pelas instituições públicas de ensino superior, selecionados e aprovados a partir de edital de chamada pública.

O programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação, existe desde 2003 e já contemplou mais de 600 programas e projetos. O ProExt é desenvolvido em parceria com outros ministérios, sob coordenação da Secretaria de Educação Superior do MEC.

Com a institucionalização do ProExt, a verba para execução dos projetos deverá ser inclusa no orçamento do MEC. Para este ano serão investidos R$ 8 milhões, para contemplar 80 propostas de instituições públicas de educação superior. De acordo com informações do Governo Federal, o edital será lançado este mês. “Esta iniciativa é uma conquista para as Universidades, pois coloca a extensão em espaços institucionalizados do Governo Federal, para se pensar sua política específica, assim como já ocorre com a pesquisa”, explicou o Pró-reitor de Extensão e Cultura da Unemat, Ilário Straub.

Extensão Universitária- É o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação entre a Universidade e a Sociedade. A Extensão é uma via de mão dupla, com livre trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará na sociedade a oportunidade da elaboração da prática de um conhecimento acadêmico. No retorno à universidade, professores e estudantes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, fará ampliar e elevar o nível do conhecimento anterior.

Fonte: http://www.unemat.br/

  

Thaís Campos, Estagiária de Comunicação

UNEMAT – Alto Araguaia

Deixe uma resposta