Universidade do Estado de Mato Grosso

NOVOS PRÊMIOS

Curso de Comunicação fatura prêmio nacional e destaca cultura marginalizada em Encontro de Folkcomunicação

foto-folkcom.jpg

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Alto Araguaia, esteve presente na XVII Conferência Brasileira de Folkcomunicação, realizada entre os dias 10 e 12 de junho na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Professores e alunos da instituição participaram do evento, tendo inclusive recebido prêmio.

O professor Lawrenberg Advíncula da Silva esteve como convidado do evento no Painel Especial cujo tema foi “Pesquisa em Rede: Experiências da Rede Folkcom e da Rede CO3: Desafios das Ciências da Comunicação e dos Estudos Interdisciplinares de Cultura no Brasil”. Em sua fala, o professor fez um panorama da pesquisa folkcomunicacional em Alto Araguaia.

Estiveram presentes também os professores Gibran Luis Lachowski, Rafael Lourenço Marques, Eduardo Medeiros e Iuri Barbosa Gomes. Este foi integrante da equipe de organização do evento enquanto doutorando do Programa de Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO-UFMT).

Lawrenberg, Gibran, Rafael e Iuri apresentaram artigos em diferentes Grupos de Trabalhos (GTs). Iuri apresentou “Folkcomunicação e Heavy Metal: apontamentos sobre o cenário underground cuiabano”, escrito em parceria com o professor Yuji Gushiken (UFMT).

O artigo “Indícios Folkcominicacionais no ‘Mural de Recados’ do site ‘André da FM’”, foi escrito em parceria entre os professores Gibran, Rafael e Ana Paula R. Carbahiba.

Além da participação nos GTs, Gibran, Lawrenberg e Iuri tiveram fotografias selecionadas para a mostra fotográfica “Cidades Folkcomunicacionais e Territórios Decoloniais: O folclore no espaço urbano brasileiro e latino-americano”. Esta segue até agosto no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP-UFMT).

Premiação

O destaque da participação da Unemat na XVII Conferência Brasileira de Folkcomunicação foram as acadêmicas do curso de Jornalismo da Unemat em Alto Araguaia Aline Teles Nascimento (1° semestre) e Luiza Purcino (2° semestre).

Orientadas pelo professor Lawrenberg Advíncula da Silva, elas foram premiadas na categoria estudante de graduação  com o artigo “Lugar de música é na feira: Cultura Popular, sertanejo caipira e folkcomunicação da figura do cantor curioso”.

Vale lembrar que recentemente outros acadêmicos também receberam premiações no Intercom Centro-Oeste, realizado em Campo Grande de 4 a 6 de junho.

A acadêmica Letícia Silva Pina, do primeiro semestre de Jornalismo, participou da conferência como ouvinte.

Mais informações sobre o evento: http://folkcom2015.blogspot.com.br/

Miguel Rodrigues Netto – Assicom/AIA (com informações e foto prof. Iuri Barbosa Gomes)