Universidade do Estado de Mato Grosso

ENCERRAMENTO

 

Ultimo dia do V Workshop de Computação falou da importância da leitura e escrita

12319793_1116629368428982_33271914_n1.jpg

 

O Ultimo dia do V Workshop de Computação foi dedicado à importância de aprender a ler e escrever, e a partir daí envolver as tecnologias digitais como forma de aprendizado. Hoje com o mundo cheio de plataformas digitais tornou um desafio para os professores exercer sua profissão sem ser interrompido por alguma tecnologia.

A Prof.ª M.ª Shirlene Rohr de Souza, falou sobre as tecnologias digitais nesse viés do ensino, “O desafio hoje é fazer nossos filhos lerem e escreverem um texto, onde as tecnologias digitais deveriam ser um mediador do aprendizado, está sendo um utensilio que dispersa os alunos a conseguir se desenvolver no mundo, pois sem escrita e um ensino eles não são nada”.

Desde ao longo de ano o domínio da escrita e da leitura sempre foi necessário para a comunicação entre as pessoas, e com os canais de comunicação, como: sites, blogs, redes sociais e entre outros, a informação se tornou instantânea, causando um bombardeio de mensagens por segundo. “É preciso utilizar as redes sociais de forma correta e saber se informar, não apenas curtir fotos ou somente ler o que está escrito na manchete, mas sim agregar conhecimentos de forma que a tecnologia não te um alienador”, cita Prof.ª M.ª Tatiane Silva Santos.

O Prof. Me. Carlinho Viana de Souza volta falar sobre o trabalho do PIBD – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, neste contexto da escrita e tecnologia. “O nosso trabalho é contribuir para inserção do aluno universitário como docente no ambiente escolar, podendo levar as tecnologias digitais de forma que a escrita e a leitura seja inserida corretamente”, comenta.

Trabalhos apresentados do V Workshop de Computação

A criação de história em quadrinhos com ênfase em gêneros textuais no site educacional TOONDOO.  Jessica Josiane Wagner, Martha Helena da Costa e Wesley Alves de Moraes.

Tecnologia Educacional: Aula de História com o uso do libreOffice Impress. Jéssica Josiane Wagner e Martha Helena da Costa.

O uso da tecnologia como recurso de apoio ao ensino e aprendizagem. Marciel B. de Castro, Paulo Sérgio S. Freire, Hugo J. Donadon.

Experiência docente adquirida em sala de aula por meio do subprojeto PIBD- Informática da Unemat – Campus de Alto Araguaia – MT.  Vanessa O. de Souza, Josiane A. S. Barbosa.

Planejamento e aplicação de aula sobre “atmosfera e terrestre” utilizando recursos tecnológicos.  Antonia l. A. Moura, Thamyres R. Silva.

O uso do WRiTER para reescrita da fábulas com alunos do ensino fundamental. Amelice J da Silva, Eunice S. Silva.

Alessandra Rodrigues – Estagiária Assicom/AIA