Universidade do Estado de Mato Grosso

Oficinas de Inglês marcam a Segunda Noite do Congresso: Eu Não Falar Português

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A segunda noite do congresso EU NÃO FALAR PORTUGUÊS, foi dedicado à importância de aprender a ler e escrever a língua inglesa. A noite contou com quatro oficinas, que abordavam o tema da comunicação em inglês. Em sua maioria as oficinas foram ministradas por acadêmicos, o que gerou uma grande participação de outros alunos.   

Dentre as oficinas ministradas tinham: ONCE UPON A TIME (era uma vez) apresentada pela acadêmica Rosa Gonçalves do 3º semestre, DON’T BE SO IRONIC (não seja tão irônico), ministrada pela academica Ketilla Viana do 6º semestre, FROM ME TO YOU (de mim para você), ofertada pela acadêmica Isabel Golemba do 7º semestre e LET ME TELL YOU A STORY (deixe-me te contar uma história), que foi ministrada pelo professor Me. Gilmar Martins.

A maior parte da progração foi proferida na língua inglesa, o que proporcionou aos alunos um diálogo em inglês com o ministrante. Segundo com Ketilla Viana, o objetivo da oficina DON’T BE SO IRONIC (não seja tão irônico) é apresentar a importância da linguagem oral e visual na aprendizagem dos alunos. Para exposição do tema, foi utilizado as tirinhas a fim de facilitar a compreensão dos acadêmicos que participavam das oficinas. “As tirinhas facilitam o aprendizado dos alunos, ela torna-se uma ferramenta que ajuda na compreensão da língua inglesa. É interessante que nós alunos, nos sentimos mais atraído pelas figuras, logo em aprender a língua”, afirma a ministrante.

De acordo a participante Dhiéssica Polyanni, aluna do 6º semestre, as oficinas em geral abordam temas muito interessantes. “No início fiquei em dúvida de qual oficina participar, porem escolhi uma que tivesse o inglês básico, estou aprendendo e não me sinto muito à vontade em participar do avançado”, conta. Para a participante o fato da oficina ser ministrada por uma acadêmica, facilita a compreensão da língua, pois o diálogo entre dois alunos tona-se mais compreensivo do que entre professor e aluno. “Um aluno, as vezes transmite melhor a informação, já que normalmente usa uma linguagem mais coloquial”, relata a acadêmica.

Durante a tarde, o evento contou com a demonstração de vídeos, seriados, clipes e músicas infantis, todas as demonstrações foram feitas em inglês. As acadêmicas do 4º semestre de Letras, Tainara Quintino e Karolina Fernandes fizeram a exposição das atividades.

Cálita Fernanda – Estagiária Assicom/AIA