Universidade do Estado de Mato Grosso

UNEMAT cria o CATIS.

Aline Barbosa

A Universidade do Estado de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, e com os Departamentos de Letras, Comunicação Social e Computação do Campus de Alto Araguaia, apresentou propostas para a implantação de 4 CATIS (Centro de Acesso a Tecnologia para Inclusão Social) no município de Alto Araguaia. O projeto, que se iniciará ainda em 2011, tem como objetivo fornecer capacitação para professores e alunos da rede estadual e municipal, proporcionando uma melhoria de ensino e gerando beneficio social.

Ao todo, são três projetos que beneficiam diferentes vertentes. O Departamento de Letras apresentou o projeto do CATIS para o Centro de Literatura Infanto-juvenil “Lygia Bojunga Nunes”. Já o Departamento de Comunicação Social, apresentou o “Educomunicação nas Escolas”, e o Departamento de Computação, propôs a “Feira Municipal Virtual”, sendo que o último está previsto a implantação de dois CATIS.

Buscando uma sociedade mais justa no mundo da informação e despertando o senso crítico na formação da personalidade de cada indivíduo, a implantação do CATIS no projeto o Centro de Literatura Infanto “Lygia Bojunga Nunes”, possibilitará o acesso à literatura para aqueles que não têm oportunidade, despertando o gosto literário, elevando o nível cultural através de atividades de leitura em textos, livros, pinturas, jogos recreativos, vídeo e música numa plataforma digital. Forma, portanto, leitores críticos de comunicação em um veículo que os jovens têm domínio, ou seja, a internet. O projeto visa assessorar crianças na faixa etária entre quatro a dezessete anos, inserindo cultura em classes menos favorecidas.

O projeto “Educomunicação nas Escolas”, proposto pela Professora Mestre Marli Barboza da Silva e equipe, tem como objetivo potencializar conhecimento teórico e pratico de ferramentas de mídia da rede estadual de escolas, bem como promover oficinas de capacitação para o uso dos meios de comunicação em sala de aula. Através das oficinas e mini-cursos, o conhecimento adquirido pelos professores do ensino médio será transmitido para os alunos, tornando-os cidadãos críticos e interativos, que saibam ler o mundo editado, para conscientizá-los do papel da mídia na sociedade.

Proposto pelo professor Doutor Gleber Nelson Marques, o projeto “Feira Municipal Virtual” tem o objetivo de ajudar os municípios de Alto Araguaia-MT e Santa Rita do Araguaia-GO na gestão da economia agropecuária com o desenvolvimento de um portal dos produtores rurais, onde os produtores poderão anunciar seus produtos e os consumidores poderão fazer suas encomendas. Desde modo, pretende aumentar as vendas e minimizar a perda de produtos perecíveis que acabam não sendo vendido em dias de feira. Além da criação do portal, será fornecido um treinamento digital para que os produtores possam incluir fotos e informações de produtos disponíveis para venda no portal, promovendo uma inclusão digital na sociedade rural dos dois municípios.

Além de Alto Araguaia, outros municípios da região receberão convites para fazer parte do projeto, como os matogrossenses: Araguainha, Torixoréu, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Alto Taquari, Alto Garças, e os goianos: Santa Rita do Araguaia, Portelândia, Mineiros, entre outros.

            Num âmbito geral, o CATIS tem como objetivo proporcionar melhorias nos municípios onde a UNEMAT é atuante, além de municípios vizinhos, promovendo o bem social.

Deixe uma resposta