Universidade do Estado de Mato Grosso

CONSCIENTIZAÇÃO

Projeto Circulando da Unemat fomenta discussões sobre Bullying

Por Lavousier Machry

O bullying (do inglês bully, “valentão”), segundo o site brasilescola.com, é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender.Foto: Marcos Cardial

È com base em eventos de bullying ocorridos nas escolas públicas de Alto Araguaia que o Projeto Circulando, vinculado a Unemat e coordenado pelo professor mestre Adevaldo Rosa de Lima, realizou na ultima quinta feira (05/05) uma palestra sobre as ações que levam e caracterizam este novo tipo de violência. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), com estudantes do 9º ano do ensino fundamental (antiga 8ª série) nas 27 capitais brasileiras, afirma que no Brasil, cerca de 1/3 dos estudantes afirmam ser vítimas de bullying.

O Projeto Circulando visa tratar de fato/assuntos polêmicos na sociedade por meio de encontros, discutindo problemas e propondo conscientização. A atividade do dia cinco deste mês, teve como público alunos do ensino médio do período matutino da Escola Estadual Carlos Hugueney em Alto Araguaia, e foi ministrada pelas psicólogas Marciele Aparecida e Tatiane Bombassaro, do município de Santa Rita do Araguaia (GO). Dentre os ouvintes, muitos admitiam que já sofreram agressão verbal, caracterizada como bullying.

O bullying ganhou destaque devido às discussões acerca da possibilidade de Wellington Menezes de Oliveira (24) ter sofrido do mal, guardando trauma, e, em abril de 2011, assassinar 12 crianças da Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro Realengo, no Rio de Janeiro (RJ), fato ficou conhecido como “massacre de realengo”. O combate ao bullying tem despertado o interesse de parlamentares, preocupados com as conseqüências negativas dessa prática na formação de crianças e adolescentes. Em 2010, duas comissões da Câmara do Senado aprovaram proposta que exige a adoção de medidas contra o bullying nas escolas. O assunto está na pauta de votação atualmente e será analisado por outras comissões.

O prof. Adevaldo Lima afirma que esta foi a primeira vez que leva o circulando nas escolas públicas para discutir as práticas e prevenções do bullying.  Pretende ainda, evoluir o projeto e levá-lo a outras escolas do município, sempre no intuito de conscientizar a população local e principalmente os jovens. “O bullying é algo que esta acontecendo e que poucas pessoas se dão conta. É preciso mostrar que deve haver uma relação de respeito”, conclui Adevaldo.

 

 

Deixe uma resposta