Universidade do Estado de Mato Grosso

Unemat de Alto Araguaia faz parceria com promotoria

Um projeto que visa à criação de um site e de um blog da promotoria, possibilitando o ingresso de acadêmicos de Computação e Comunicação como estagiários e bolsistas.

Por Lavousier Machry

A partir de um levantamento de dados com crianças e adolescentes nas escolas de Alto Araguaia, investigando sobre o meio midiático que estes mais utilizavam para buscar informações, que alunas do curso de Comunicação Social/ Jornalismo do campus da Unemat de Alto Araguaia resolveram elaborar um projeto que viabilizasse uma maior comunicação entre a promotoria de justiça e os jovens do município.  As alunas de Comunicação Cibelle Morais, Danúbia Spigotti, Glória Chapini, Istela Márcia e Milena Morais desempenharam um papel crucial, e hoje, a ideia virou um projeto de extensão, institucionalizado, que prevê a criação de um site e de um blog da promotoria. A proposta ainda viabiliza duas bolsas de extensão. Uma para Comunicação e outra para Computação.

            A professora Me. Marli Barboza, que é coordenadora do projeto juntamente com o professor Me. Toni Amorin, afirma que foi através de um diálogo corrente com a promotoria que o projeto foi amadurecendo. “Já faz três semestres que enviamos dois acadêmicos de jornalismo para estagiar na promotoria, e o resultando foi sempre satisfatório”, afirma Marli. O Jornalista Cayron Henrique Fraga, que cumpriu dois semestres de estágio na promotoria em 2010, enfatiza a importância da parceria para os futuros jornalistas. “Você tem o desafio de colocar em prática tudo que foi aprendido na teoria, sobre a assessoria de comunicação, além de ter que estudar o Direito Processual Penal”, afirma Cayron.

O site será “alimentado” com notícias da promotoria e do Ministério Público, apuradas pelos acadêmicos estagiários de Jornalismo. A criação do site e do blog está sob responsabilidade dos alunos Rodrigo Rezende e Maicon Souza, de computação, que irão desenvolver toda a parte informacional do projeto, bem como criar e manter um banco de dados. Esta tarefa vai ser parte dos projetos de TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) dos alunos.

O blog, segundo uma das alunas idealizadoras do projeto, Glória Chapini, busca atingir direta e indiretamente toda população que necessita de orientação jurídica sobre as leis contra a violência doméstica. “Como forma de alcançar a sociedade em geral, temos como prioridade atingir um público específico de crianças e adolescente, com intuito de educar, conscientizar este público para que eles possam levar essas informações para o lar e que no futuro não venha cometer atos de violência doméstica” enfatiza Glória.

Em breve, o campus da Unemat de Alto Araguaia vai lançar o edital para os bolsistas do projeto. A promotoria de Alto Araguaia já disponibilizou uma sala para a instalação da equipe de coordenação do site e do blog. O professor Toni, um dos coordenadores do projeto, afirma que o site já tem todo seu layout definido e evidencia a importância do mesmo, pois  tem um cunho social muito grande. “Visa utilizar-se da tecnologia para levar informação, denúncia e fatos de importância pública, para a comunidade externa de Alto Araguaia”, conclui Toni.

Deixe uma resposta