Universidade do Estado de Mato Grosso

FESTIVAL


Mistura de ritmos compõe o CD do Festival de Músicas Inéditas

Por Glória Chapini

A Música está presente em todos, às vezes representando momentos ou lugares que marcaram nossas vidas. No entanto, há músicas que simplesmente não conseguem transmitir determinadas emoções, e isso, é o que acarreta uma grande diferença entre música e musicalidade, palavras aparentemente com o mesmo significado que traz sentidos diferentes.

E é com o intuito de mostrar está diferença que está sendo lançado o CD “Musicalidade: revelando talentos”, do IV Festival Universitário de Músicas Inéditas, que reúne músicas compostas por acadêmicos da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), e concorreram no Festival de Músicas Inéditas no ano de 2010 que ocorreu em Nova Xavantina, onde o aluno José Nildo do campus de Alto Araguaia ganhou em segundo lugar.

O CD contém 12 músicas que estão disponíveis na rádio corredor da Unemat e na Rádio Aurora FM. A rádio corredor é um projeto desenvolvido por acadêmicos e professores que transmite no intervalo das aulas uma vasta programação envolvendo música, informação e entretenimento aos acadêmicos.

“Musicalidade: revelando talentos”, como o próprio nome já diz vem revelando o talento de compositores e interpretes que apresentam o que a música tem de melhor, aplicando nas suas composições a característica da musicalidade que é pautada pelo emocional, tem que sair da mente é do coração do compositor, que transforma através de equipamentos esta emoção em algo passível de transmissão: a partitura ou uma gravação. Então, esta emoção codificada é enviada através de um meio apropriado: o intérprete, até que chega ao outro equipamento apropriado: o ouvinte. Ela então é novamente transformada em emoção agregando significado aos sentimentos e assim, fecha-se o circuito, dando suporte à musicalidade.

Deixe uma resposta