Universidade do Estado de Mato Grosso

Incentivo à pesquisa


Unemat recebe doação de exemplares do Correio Brasiliense

Por Lavousier Machry

Um retrato da história do Brasil e do mundo nas páginas do Correio Brasiliense, considerado primeiro jornal brasileiro. De 1808 à 1822. A doação partiu do professor da UFMT (Universidade do Estado de Mato Grosso), Dr. Paulo Rocha, no intuito de dar instrumentos que proporcionem à pesquisa no campus da Unemat de Alto Araguaia.

O correio Brasiliense era impresso em Londres, na Inglaterra, de publicação mensal e tinha como idealizador o jornalista Hipólito José da Costa, considerado por muitos o patrono da imprensa brasileira. Ao todo são 175 exemplares, agrupados em 29 livros, retratando momentos históricos no país e do mundo. As páginas são preenchidas com decretos reais, notícias cotidianas, dados econômicos da época, poemas e contos. O professor Dr. Romyr Conde Garcia, coordenador do curso de Comunicação Social, afirma que pretende usar a coletânea para criar um ou mais projetos de pesquisas, nas áreas ligadas a História Contemporânea e História da Imprensa.

O professor Paulo possuía à algum tempo o material e doou, a partir do momento que observou que havia o interesse por parte de professores e alunos do campus em trabalhar a história por meio de antigos jornais. O professor está disposto ainda a contribuir com o andamento de projetos e no trabalho em conjunto com os professores do campus.

Segundo o professor Romyr, o primeiro passo é criar um projeto, institucionalizá-lo e enviar ao CNPq. “Iremos reunir uma equipe e esboçar um projeto de pesquisa, no sentido de estudar a história por meio dos jornais da época. Assim que o projeto for aprovado por um órgão de fomento, pretendemos disponibilizar bolsas de estudos no projeto”, afirma Romyr.

Deixe uma resposta