Categorias subordinadas
Departamento de Computação

  • Treinamento para os docentes do curso de Letras ministrado pelo prof. Toni Amorim

  • O ambiente de aprendizagem sócio-construtivista adotado pelo Ponto-Futuro, 4Linux, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-Campus de Campo Grande, dentre outras empresas e Instituições de Ensino.


  • Este tutorial tem como finalidade abordar e explicar os ítens que compõem o desktop KDE utilizado pelo sistema operacional Linux. Busca-se através deste, esclarecer a funcionalidade do ambiente kde, abordando basicamente os ítens voltados para o cliente final (user), como os editores de texto, planilha eletrônica e navegação na internet. Sua elaboração teve por base os Sistemas Operacionais SuSE Linux Professional 9.2 e Kurumin Linux 4.0 e o KDE 3.3. Pequenas alterações podem ocorrer entre as diversas distribuições linux sobre o KDE. Para sugestões e colaborações, favor entrar em contato com a Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, pelo e-mail: tutoriallinux@unemat. O e-mail do Administrador da Plataforma de Gerenciamento de Ensino a Distância é carlosalexsander@gmail.com.

  • Este tutorial vem com o objetivo de auxiliar os novos clientes da Web a se familiarizarem com um navegador extremamente versátil, que vem ganhando cada vez mais adeptos, o MOZILLA Firefox. Além disso, este tutorial permitirá ao leitor conhecer um pouco mais sobre esse poderoso browser, pois abordará um pouco de sua história, seus componentes e suas principais funções.

  • E um projeto de código aberto com a missão de criar, como uma comunidade, a suite office internacional que rodará na maioria das plataformas e proverá acesso a todas as funcionalidades através de APIs de componentes de código aberto e com arquivos no formato XML.


  • Instalação do Sistema Operacional Windows XP, de acordo com as configurações adotadas para utilização no Laboratório Pedagógico de Computação da UNEMAT
  • Manual de instalação do Sistema Operacional Linux, distribuição SUSE 10.0