Universidade do Estado de Mato Grosso

Reuniões

Vice-Reitor da Unemat visita Alto Araguaia e discute propostas para o campus

Por Lavousier Machry

A Unemat, cumprindo com as exigências de ser uma universidade pública e transparente, dialoga com a sociedade sobre assuntos de interesse geral, visando o esclarecimento e a tomada de decisões em conjunto. Na terça-feira (22/05), o Vice-Reitor da Unemat, Dionei Silva, realizou uma visita ao campus de Alto Araguaia, onde participou de reuniões com todos os segmentos universitários, bem como com autoridades locais e representantes de veículos midiáticos.

No período da manha, foi realizada uma reunião com a classe docente e técnica do campus. Ao todo, mais de 30 profissionais participaram da reunião que teve como pauta discutir os resultados de um relatório técnico que foi apresentado, bem como possíveis medidas a serem tomadas para a garantia da estabilidade do campus da Unemat em Alto Araguaia. O relatório técnico é o resultado de um serviço de uma consultoria contratada pela Unemat, que visa dar visibilidade em dados sobre os problemas que vem sendo enfrentados pelo campus, como por exemplo a baixa procura pelos cursos ofertados. Para a confecção deste relatório, foram ouvidos acadêmicos, professores, técnicos da Unemat, bem como alunos do ensino médio da rede pública estadual, alem de empresários da cidade.

No período da tarde a reitoria se encontrou com autoridades políticas locais. Em uma reunião com o prefeito de Alto Araguaia Alcides Batista Filho e os vereadores do município, o relatório foi novamente apresentado e os representantes públicos discutiram propostas para implementação dos cursos, remanejamento e re-estruturação.

O vice Reitor Dionei Silva também aproveitou para dar esclarecimentos do que foi discutido na sua visita. “Nós optamos por uma consultoria externa para evitar que qualquer viés de interesse particular fosse dado a questão. E a partir deste conjunto de dados é que nós vamos discutir os encaminhamentos. A pesquisa não traz soluções e sim apontamentos. Os encaminhamentos serão tomados de acordo com as determinações legais, respeitando todas as instâncias e colegiados da Unemat. Não há nenhuma discussão centralizada. Estamos dialogando com todos os segmentos e também com a população. Não estamos falando aqui de retirada da Unemat, nem de findar os cursos, mas sim de uma saída para como a Unemat pode atender melhor a região e estar de acordo com os interesses e a demanda local“, esclareceu Dionei.

Na oportunidade também se fez presente em Alto Araguaia a assessora da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, professora Vera Maquêa, representando a Pró-Reitora, professora Ana Di Renzo. A professora Vera expôs nas reuniões a postura tomada pela Unemat diante das situações apresentadas pelo relatório. Segundo a professora, a Unemat vem tomando uma atitude técnica, embasando suas posições em documentos e dados específicos. “As discussões estão sendo coordenadas por uma comissão designada pela reitoria. A gente espera que em breve há um re-configuração do campus da Unemat de Alto Araguaia. Acabar com o campus está fora de cogitação. Nossas discussões são embasadas em documentos e dados técnicos. A nossa posição é técnica“, finalizou a professora.

No período noturno, o Vice-Reitor e a professora Vera se encontraram com representantes da classe acadêmica. Os alunos entregaram um requerimento e um abaixo assinado com solicitações. Participaram desta reunião os acadêmicos de Comunicação Social Suellen Alencar, Brenda Cavalho, João José Alencar, Cassimiro Rios, Carmen Amorin e Wanderleia Pereira. Do curso de Licenciatura em Computação, estava presente o acadêmico José Faustino. A representante do curso de Licenciatura em Letras não pode estar presente.

Todas as discussões e apontamentos das reuniões foram colocados em atas. Documentos foram redigidos e farão parte de um processo que será entregue a reitoria, e ainda levará junto consigo as homologações dos colegiados de curso e colegiado regional do campus de Alto Araguaia. Após apreciação e discussão do processo pela reitoria da universidade, toda a documentação será repassada ao Conselho Universitário (CONSUNI), que é o órgão dentro da universidade composto por vários membros que tem autonomia para a deliberação de qualquer assunto referente à abertura ou fechamento de cursos.

 

Deixe uma resposta