Universidade do Estado de Mato Grosso

Educação

Circulando promove palestra sobre educação no trânsito

Por Lavousier Machry

O projeto Circulando promoveu no dia 10 de maio uma palestra sobre “Educação no Trânsito”. O evento ocorreu no anfiteatro do campus da Unemat de Alto Araguaia e teve como palestrantes, membros da Polícia Rodoviária Federal do Estado de Goiás (PRF-GO).Foto: Flaucilene Papi

Os policiais, William, Jesé e Jander, falaram sobre o alto índice de acidentes nas rodovias estaduais e federais do país, devido a motoristas que estão alcoolizados quando dirigem. Para dar mais ênfase aos perigos das estradas, os policiais se embasaram em índices colhidos pela própria PRF em anos anteriores e ainda trouxeram vídeos e fotos de acidentes. Segundo os próprios policiais, no Brasil, é muito leve a abordagem sobre o tema e se viu a necessidade de buscar auxílio no exterior, mostrando imagens fortes de acidentes em outros países, que visam chocar as pessoas, para tentar conscientizá-las.

No Brasil gasta-se, em média, R$ 5,3 bilhões por ano com acidentes de trânsito. Em São Paulo, por exemplo, segundo o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), 30 mil pessoas morrem no trânsito todos os anos – são mais de 80 pessoas por dia, ou 1 a cada 18 minutos.

A PRF-GO está realizando este trabalho de conscientização desde o inicio do ano de 2011 em vários municípios do estado de Goiás. Visita escolas e universidades e trás uma gama de dados que fazem com que a palestra seja bem contundente.

O coordenador do projeto Circulando, Professor Me. Adevaldo Lima, afirma que os acadêmicos realmente ficaram chocados com as imagens e interagiram com os policiais, demonstrando interesse no assunto com perguntas. Os policiais afirmam que este é o ponto fulcral que a campanha pretende atingir. Provocar incômodo para depois evidenciar o modo de prevenção.

Deixe uma resposta