Universidade do Estado de Mato Grosso

V Colóquio de Jornalismo inicia com exibição de filme

Por Lavousier Machry

       Um Moralista obcecado com a fotografia de uma sensual mulher num Outdoor. É este o enredo básico do filme “As tentações do doutor Antônio”, de Federico Fellini (1962), exibido na tarde do dia 17 de maio, como atividade do primeiro dia do V Colóquio de Jornalismo da Unemat, campus de Alto Araguaia.

       Além da exibição do filme, também houve uma breve discussão sobre o enredo, evidenciando a ligação entre Comunicação e Arte em um Mundo Fungível, que é o tema do V Colóquio de Jornalismo. O filme é protagonizado por Peppino de Felippo (Doutor Antônio) e conta ainda com a participação da imagem de Anita Ekberg (Mulher no Outdoor). A obra é uma das quatro partes do clássico Decameron, de Giovanni Boccaccio, escrito no século XII.

        A exibição do filme é uma atividade integrada com o projeto Artset, coordenado pela Profa Me. Shirlene R. de Souza. Segundo a professora, o filme trabalha com metáforas e sinais, que fazem alusão ao consumo. “A imagem traduz o consumo. A imagem é tentadora. O doutor Antônio, que é um homem extremamente conservador, reluta para não se render a imagem, mais no final das contas, ele acaba por virar refém dela. É nesse ponto que a arte e a comunicação se unem por um fim total que é o consumo.”

      O V Colóquio de Jornalismo vai de 17 a 19 de maio, com exibição de filmes no período vespertino, no anfiteatro da Unemat e conferências no período noturno na Câmara de Vereadores de Alto Araguaia. A inscrição custa R$ 10,00 e pode ser feita no departamento de Comunicação Social do campus.

      Clique aqui e veja o trailler do filme “As tentações do Doutor Antônio.”

 

Deixe uma resposta