| (Nenhuma notícia publicada)
Treinamento para os docentes do curso de Letras ministrado pelo prof. Toni Amorim
O ambiente de aprendizagem sócio-construtivista adotado pelo Ponto-Futuro, 4Linux, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-Campus de Campo Grande, dentre outras empresas e Instituições de Ensino.
Este tutorial tem como finalidade abordar e explicar os ítens que compõem o desktop KDE utilizado pelo sistema operacional Linux. Busca-se através deste, esclarecer a funcionalidade do ambiente kde, abordando basicamente os ítens voltados para o cliente final (user), como os editores de texto, planilha eletrônica e navegação na internet. Sua elaboração teve por base os Sistemas Operacionais SuSE Linux Professional 9.2 e Kurumin Linux 4.0 e o KDE 3.3. Pequenas alterações podem ocorrer entre as diversas distribuições linux sobre o KDE. Para sugestões e colaborações, favor entrar em contato com a Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, pelo e-mail: tutoriallinux@unemat. O e-mail do Administrador da Plataforma de Gerenciamento de Ensino a Distância é carlosalexsander@gmail.com.
Este tutorial vem com o objetivo de auxiliar os novos clientes da Web a se familiarizarem com um navegador extremamente versátil, que vem ganhando cada vez mais adeptos, o MOZILLA Firefox. Além disso, este tutorial permitirá ao leitor conhecer um pouco mais sobre esse poderoso browser, pois abordará um pouco de sua história, seus componentes e suas principais funções.
E um projeto de código aberto com a missão de criar, como uma comunidade, a suite office internacional que rodará na maioria das plataformas e proverá acesso a todas as funcionalidades através de APIs de componentes de código aberto e com arquivos no formato XML.
Instalação do Sistema Operacional Windows XP, de acordo com as configurações adotadas para utilização no Laboratório Pedagógico de Computação da UNEMAT
Manual de instalação do Sistema Operacional Linux, distribuição SUSE 10.0
Neste espaço vamos contribuir com as ações de progresso para o Novo Campus de Alto Araguaia.
O objetivo dessa disciplina é introdução aos principais conceitos sobre a infomática. Ao final da mesma o academico deverá ser capaz de identificar os principais recursos de hardware e software utilizados no decorrer do curso de Licenciatura em Computação.
Escreva um parágrafo conciso e interessante para descrever o curso
Este ambiente irá auxiliar o aluno quanto aos objetivos propostos da disciplina Análise de Software Educacional que visa propiciar, conhecimentos acerca das etapas de desenvolvimento de um software, focando no software educacional, inserindo conceitos de Análise e Projeto, Modelagem e Implementação utilizando a Linguagem Orientada a Objetos.
o objetivo da disciplina.....
Escreva um parágrafo conciso e interessante para descrever o curso
Objetivo Geral Fornecer conhecimentos sobre a concepção e uso de sistemas de banco de dados, técnicas de estruturação e manipulação de informações, modelos de representação e desenvolvimento, e tópicos emergentes em bancos de dados.
Objetivos Específicos Exercitar a aplicação desses conhecimentos,citados anteriormente, em: * modelagem de dados ; * desenvolvimento de pequenas aplicações sobre um; * sistema de gerenciamento de bancos de dados; * execução de consultas em SQL sobre um sistema de gerenciamento de bancos de dados;
Proporcionar ao aluno, conhecimentos acerca das normas que definem a melhoria no processo de software, objetivando principalmente a qualidade e preservação das características educacionais exigidas.
Fornecer ao aluno conhecimentos básicos sobre Arquitetura de Computadores e sobre as técnicas básicas de projeto de máquinas. Capacitá-lo a avaliar e comparar diferentes arquiteturas, apontar e diagnosticar problemas relacionados ao desempenho, bem como a prescrever soluções para otimizar o uso de sistemas computacionais, conhecer os diferentes tipos de sistemas de entrada e saída, memórias, e periféricos.
A disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I tem como objetivo principal oferecer aos discentes do curso de Licenciatura em Computação condições para que os mesmos vivenciem a prática dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, sendo capazes de elaborar projetos que tenham como principal finalidade a inserção das novas tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem.
Escreva um parágrafo conciso e interessante para descrever o curso
Objetivo Geral
Apresentar conceitos, necessidades e utilização de Redes de Computadores de um modo geral. Aproximando teoria e prática. Conhecer e entender os aspectos envolvidos no projeto, instalação, configuração e manutenção de redes de computadores, bem como no gerenciamento e segurança de redes de computadores. Objetivos Específicos
Identificar dispositivos de redes, confeccionar cabo de redes, entender o funcionamento teórico e prático de uma rede de computadores, conhecer os procedimentos básicos de gerenciamento de redes, utilizar ferramentas disponíveis no sistema operacional Linux.
O Estágio Supervisionado em Computação antecipa para o período de formação do Licenciado a vivência profissional em atividades de estágio supervisionado em campos de estágio os quais podem incluir empresas, organizações, escolas conveniadas ou a própria instituição de ensino, desde que desenvolva atividades de atuação profissional do licenciado.
Familiarizar o aluno com os conceitos e estruturas básicas dos sistemas operacionais. Mostrar os aspectos e os principais reflexos, gerados pelas diferentes estratégias de um SO, no desempenho e segurança dos programas aplicativos. Fortalecer e ampliar a base de conhecimento do aluno que servirá de alicerce para a construção do seu perfil profissional.
Este ambiente irá auxiliar o aluno a alcançar o objetivo da disciplina Interface Homem-Máquina que visa tornar o aluno apto a produzir interfaces amigáveis e adequadas para o público alvo do sistema.
O objetivo geral do TCC é proporcionar aos alunos a oportunidade de demonstrar a vivência e o aproveitamento do Curso, o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica, a consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação e argumentação em sua área de formação.
Objetivo Geral Objetivos Específicos Possibilitar a continuidade da aplicação do Projeto de Estágio elaborado nas disciplinas anteriores, para que o aluno continue em contato com a realidade educacional da região, para que o mesmo possa elaborar e aplicar projetos educacionais tendo como principal ferramenta o computador. Para tanto, será necessário o desenvolvimento de um Plano de Atuação Docente; Fazer com que o aluno-estagiário entregue relatórios circunstanciados de suas atividades como estagiário, envolvendo a descrição dos fenômenos vivenciados no preparo e na aplicação de suas atividades realizadas em sala de aula como regente e monitor, não deixando de fazer reflexões acerca da realização do mesmo. Para tanto, será necessário o preenchimento das Folhas de Freqüência (Regência e Monitoria) e elaboração de Relatórios Mensais. Sendo estes, documentos circunstanciados de suas atividades como estagiário, envolvendo as descrição das atividades realizadas em sala de aula, bem como uma reflexão critica em torno deles; Proporcionar ao aluno-estagiário, experiência prática-profissional, atuando tanto em instituições de ensino público e/ou privado, em empresas, no treinamento de funcionários, bem como favorecer o desenvolvimento das capacidades intelectuais, imprescindível ao desempenho da profissão; Primar no campo do estágio, pelo desenvolvimento de uma atitude profissional e ética, adquirindo conhecimentos práticos da docência, junto a profissionais de ensino, desenvolvendo atividades pedagógicas na área de Informática em escolas de ensino fundamental, médio.
Escreva um parágrafo conciso e interessante para descrever o curso
O grupo de pesquisa PIXEL tem interesse no estudo, pesquisa e desenvolvimento de temas relacionados às áreas de Processamento de Imagem, Visão Computacional e Aplicações Interativas. As principais linhas de pesquisa são: - Processamento de Imagens, Visão Computacional e Aplicações Interativas. O grupo tem contribuído com a formação de vários alunos de graduação, semestralmente, são formados entre dois e quatro alunos em projetos de conclusão de curso, atualmente conta com cerca de 8 alunos voluntários, que estão em formação para atuar nas diversas linhas de pesquisas do grupo. O grupo PIXEL conta com a colaboração dos pesquisadores: Prof. João Manuel R. S. Tavares e Alex Fernando de Araujo (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Portugal). O grupo também desenvolve colaborações com diversas instituições dentro e fora do país, dentre elas: Poli-USP, EACH-USP(leste), UNESP-Bauru, FEUP - Portugal e UNEMAT.
A SELCOMP é o principal evento do curso de Licenciatura em Computação da UNEMAT em Alto Araguaia. Estamos na 7ª edição em 2010.
Aqui serão encontradas algumas informações e/ou materiais relativos ao evento.
Projeto PIBID-Interdisciplinar do campus de Alto Araguaia.
Este projeto é uma iniciativa das professoras Ana Calolina, Shirlene Rhor (Letras) e Sérgio Santos (Computação).
CARGA HORÁRIA COMPLEMENTAR
Carga Horária Complementar
Carga Horária Complementar
Carga Horária Complementar
Caraga Horária Complementar
Carga horária complementar
Carga Horária Complementar
Carga Horária Complementar
Aulas complementares à disciplina presencial
Aulas complementares à disciplina presencial
Carga Horária Complemantar
Disciplina destinada aos alunos do V semestre
Disciplina voltada para o estudo da gramática normativa e o seu cumprimento indispensável na escrita.
A disciplina História da Língua Portuguesa tem como ementa os seguintes tópicos: Formação e História da língua portuguesa. Estudo dos aspectos gramaticais do português. Processos de gramatização da língua portuguesa. Tipos de gramáticas e de dicionários.
Essa disciplina tem como objetivo levar o aluno a compreender que uma língua é resulta do de um processo histórico, bem como as transformações (fonéticas e gramaticais) que ocorreram desde as origens do português,ou seja, desde o latim vulgar até o PB atual.
O conteúdo que se pretende trabalhar este semestre è:A história externa do português.A história interna do português.Os metaplasmos. As alterações morfossintáticas pelas quais passou e passa o português.Como se faz um manual de gramática normativa.O que é gramática normativa.Confecção e uso do dicionário.
Como atividade à distância usamos as quinze horas estabelecidas para a seguinte atividade. Será produzido um texto com base nas leituras e discussões em sala. Esse texto será apreciado e comentado pelos aluno sem forma de fórum de debate,com valor avaliativo.
Aulas complementares à disciplina presencial
Carga Horária Complementar
Carga Horária Complementar
Aulas complementares à disciplina presencial
Esta disciplina é direcionada a alunos do terceiro semestre do curso de Letras e tem o objetivo de desenvolver as habilidades de produção oral em Língua Inglesa.
Aulas complementares à disciplina presencial
Aulas complementares à disciplina presencial
Carga Horária Complementar
Aulas complementares à disciplina presencial
Aulas complementares à disciplina presencial
Carga Horária Complementar
Carga Horária Complementar
Carga Horária Complementar
Aulas complementares à disciplina presencial
Aulas complementares à disciplina presencial
Discutir aspectos referentes ao ensino aprendizagem de lingua materna.
Aulas complementares à disciplina presencial
Aulas complementares à disciplina presencial
Aulas complementares à disciplina presencial
Aulas complementares à disciplina presencial
Aulas complementares à disciplina presencial
Carga Horária Complementar
Aulas complementares à disciplina presencial
Serão abordadas obras fundamentais da Literatura Mato-grossense.
A disciplina Literatura Por
Carga Horária Complementar
Carga Horária Complementar
asdasdasdasdasdfadfasdfas
Fazer a descrição da disciplina
FAÇA A DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA OU CURSO.
Carga Horária Complementar
EMENTA: Psicologia e a delimitação de seu objeto. Principais conceitos das diferentes perspectivas de ser humano na Psicologia. Estudo de processos psicológicos básicos. Modelos teóricos que servem de base para o estudo do desenvolvimento e da aprendizagem: Skinner, Freud, Piaget, Vigotsky, Wallon, Lacan. Implicações das teorias da Psicologia na escolarização do Ensino Fundamental e Médio com ênfase no ensino da linguagem. Aprendizagem na contemporaneidade.
OBJETIVOS:
- inserir os licenciandos nos estudos da Psicologia como área fundamental para a formação profissional;
- proporcionar ao licenciando o acesso às teorias da Psicologia em relação às diferentes perspectivas de ser humano;
- discutir as implicações das diversas vertentes teóricas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Aulas complementares à disciplina presencial
Carga Horária Complementar
Aulas complementares à disciplina presencial
Aulas complementares à disciplina presencial
In this course we intend to discuss about possibilies of teaching English as a foreing language.
Aulas complementares à disciplina presencial
Carga Horária Complementar
Aulas complementares à disciplina presencial
Aulas complementares às aulas presenciais da disciplina que conta com 2 créditos a distância (30 aulas).(eletiva)
Aulas complementares da disciplina de Documentário
Atividades complementares da disciplina: Antropologia e comunicação
Atividades complementares da disciplina: Assessoria de Imprensa e Comunicação
Atividades complementares da disciplina: Comunicação e Cibercultura
Atividades complementares da disciplina: Comunicação Rural e Comunitária
Atividades complementares da disciplina: Comunicação, Marketing e Empreendedorismo
Atividades complementares da disciplina: Design
Atividades complementares da disciplina: Ética e Legislação Jornalística
Atividades complementares da disciplina: Filosofia
Atividades complementares da disciplina: Gestão de Empresa de Mídia
Atividades complementares da disciplina: História Contemporânea
Conhecer o processo histórico e a evolução da imprensa e da mídia e compreender como o seu processo se configurou de forma a ser entendido e praticado no atual mundo contemporâneo. Identificar os principais agentes e fatos da imprensa no Brasil, desde invenções aos pioneiros. Discutir os impactos da evolução tecnológica para com os meios de comunicação e as perspectivas destes meios para o futuro.
Atividades complementares da disciplina: Introdução à Metodologia Científica
Atividades complementares da disciplina: Introdução à Sociologia
Atividades complementares da disciplina: Introdução ao Jornalismo
Apoio virtual à disciplina: Jornalismo Digital
Atividades complementares da disciplina: Jornalismo Especializado
Atividades complementares da disciplina: Jornalismo Local e Regional
Atividades complementares da disciplina: Leitura e Produção de Texto
Créditos complementares da Disciplina Língua Portuguesa (LPO)
Atividades complementares da disciplina: Linguagem Audiovisual
Atividades complementares da disciplina: Oficina de Textos
Atividades complementares da disciplina: Políticas de Comunicação (2 créditos a distância).(eletiva)
Atividades complementares da disciplina: Produção Jornalística em Plataformas Digitais
Atividades complementares da disciplina: Produção Laboratorial em Jornalismo
Atividades complementares da disciplina: Psicologia Social
Atividades complementares da disciplina: Radiojornalismo I
Atividades complementares da disciplina: Radiojornalismo II
Atividades complementares da disciplina: Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira
Atividades complementares da disciplina: Redação, Reportagem e Entrevista I
Atividades complementares da disciplina: Semiótica e Teoria da Imagem
Atividades complementares da disciplina: Telejornalismo I
Atividades complementares da disciplina: Telejornalismo II
Atividades complementares da disciplina: Teorias da Comunicação I
Atividades complementares da disciplina: Teorias da Comunicação II
Atividades complementares da disciplina: Teorias do Jornalismo
Atividades complementares da disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I
Atividades complementares da disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso II
Atividades complementares
atividades complementares
atividades complementares
Atividades complementares
atividades complementares
Disciplina ministrada em Alta Floresta
Material complementar à disciplina Informática I com ênfase nas práticas jornalísticas.
Oficina de Moodle para os alunos
Espaço para capacitação e troca de experiências dos docentes do Curso de Jornalismo.
| |